October | December
o mês num índice mais resumido...

o nogome está em fase de re-estruturação.


atmosferas.net
davidpereira.com
nunocorreia.com
lajr.net
archinect
core77
world changing
wooster collective
we-make-money-not-art
pixelydixel
foe romeo
select parks
putting people first
turbulence
supernaturale
elastico
USC Interactive Media Division
angermann
igargoyle
makezine
futurefeeder
data is nature
jeansnow
rodcorp
neural
gizmodo
blackbeltjones
fluctuat
engadget
pointblog
infosthetics
jalopnik
pigmag
caymag
ektopia
nanoblog
pepys diary
textually
ringtonia
pasta and vinegar
pixelsumo
RFID in Japan
sensory impact
cool hunting
beverly tang
popgadget
elasticspace
treehugger
psfk
the lunatic fringe
sousveillance
papelcontinuo
7.5th Floor
ponchorama
Mauro Cherubini
smart mobs
bopuc
codewitch
E1 Unit
shey.net
zephoria.org

XML
Thx Movable Type

GEDM - Mudança de aula : Gestão

SOUNDSCAPES :

Hackers vendem código-fonte :

Blogs and Art : Media

Our own shadow : arte

Tsubaki's Cochineal : wired interface

Proximity communication : hardware

Google veste a "capa e a batina" :

Telemóveis :

Quilt Digital : wired interface

Aula 04 de História : História

GEDM - Apresentações 1 : Gestão

SuperComputador IBM é o mais rápido do mundo : hardware

Novo número da Receiver : Mobilidade

Lab Nui : Processing

Workshops : workshops

nogome? : nogome

Entrevista com Andre Haddad, ebay : Usabilidade

Agregadores de Conteúdo : Instrumentos, Metodologias e Objectos

Graffiti para vídeo : metrópole

Interiores manipulados : Jogos

Troika e os objectos inteligentes : metrópole

Arte do momento : arte

Kim Cascone :

Labirinto Biométrico : Narrativas Multimédia

Alunos :

Docentes :

Módulo 3D_Ebay Redesign : PROJECTS

davidpereira.com/ : links

Cocacola Forma Função : Instrumentos, Metodologias e Objectos

Reconstruindo o televisor : Narrativas Multimédia

Userradio : Narrativas Multimédia

Paul Brown_ Ensaio : História



Arquivos mensais_

December 2005/ November 2005/ October 2005/ September 2005/ August 2005/ July 2005/ June 2005/ May 2005/ April 2005/ March 2005/ February 2005/ January 2005/ December 2004/ November 2004/ October 2004/ September 2004/ August 2004/ July 2004/ June 2004/ May 2004/ April 2004/ March 2004/ February 2004/ January 2004/ December 2003/ November 2003/ October 2003/ August 2003/ July 2003/ June 2003/

GEDM - Mudança de aula : November 27, 2004

Pós-graduação - No dia 3 de Dezembro não haverá aula de Gestão E.D.M.. Como combinado na aula de ontem, a aula de compensação realizar-se-á dia 7 de Dezembro, às 19.30h.

Por Nuno /Permalink

SOUNDSCAPES : November 25, 2004

SOUNDSCAPES: A HISTORICAL APPROACH
JosÈ Iges
SOUNDSCAPES.doc.

Por Rafael /Permalink

Hackers vendem código-fonte : November 23, 2004

Hackers vendem código-fonte roubado da Cisco e Napster
Um grupo anónimo de hackers está a vender online código-fonte roubado de diverso software conhecido. O código do PIX, da Cisco Systems, custa 24 mil dólares e o do Napster está avaliado em 10 mil dólares.


Por Osiris /Permalink

Blogs and Art : November 22, 2004

Tomorrow Rhizome will host a discussion on "Blogging and the Arts". Rhizome Director of Technology Francis Hwang will chair a panel including Kabir Carter, David F. Gallagher, Tom Moody, and T.Whid.

The discussion will address questions such as whether blogs will change the nature of discourse in the fine arts field, and ways that artists and critics are integrating this new form of communications into their own work.

Por Kwame /Permalink

Our own shadow : November 22, 2004

Hannes Nehls tries to create an awareness for media made manipulations by manipulating the "ultimate" picture: our own shadow. Check out The installation lies, all lies.

Por Kwame /Permalink

Tsubaki's Cochineal : November 22, 2004

The work of japanese media artist Noboru Tsubaki's --Cochineal is a machine to patrol cyber-terrorism.

"With Cochineal, I wish to realistically represent the potential harm of a computer virus, or worm. We tend to adopt technological innovations without considering their long-term implications", says Tsubaki. "and we still choose to depend upon them, though they undoubtedly put us at risk. Through Cochineal, I wish to put forth a more realistic representation of these threats".

via Derivative

Por Kwame /Permalink

Proximity communication : November 22, 2004

Ivan Sutherland and Robert Drost, are two scientists at Sun Microsystems which are challenging the belief that chips need to be wired together so they can share data.

Por Kwame /Permalink

Google veste a "capa e a batina" : November 22, 2004

Novo serviço do Google é dirigido a estudantes e investigadores.

O Google tem um novo serviço de pesquisa direccionado para cientistas e académicos. O Google Scholar, começou a funcionar na passada semana e é o resultado da colaboração entre várias editoras científicas e académicas.
No novo serviço, o Google disponibiliza aos utilizadores conteúdo literário, como revistas, livros, teses e notícias de suporte técnico. Mas este serviço dispõe ainda de uma lista de citações científicas e aconselha formas de procurar material, que não está online, em bibliotecas.
Os responsáveis do Google não revelaram quantas obras vão estar disponíveis neste site, mas sabe-se que algumas, mais antigas, não estão ainda acessíveis ao público. Um dos responsáveis pelo projecto afirmou que a empresa recebeu um apoio muito grande de editoras académicas, científicas e técnicas, como a "Association of Computing Machinery", a "Nature", o "Institute of Electrical and Electronics Engineers" e o "Online Computer Library Center".
O Google volta-se assim para a comunidade académica, num gesto de "gratidão", tal como refere uma das suas responsáveis à Associated Press: "a empresa sempre ajudou muito a pesquisa académica, e esta é uma forma de premiá-los com algo mais específico".
O projecto do Google consiste em tornar acessível material actualizado aos estudantes e investigadores, mas também permitir o acesso mundial a um universo de literatura científica, ao qual é por vezes difícil chegar.
Alguns editores comentaram a chegada do novo serviço como um passo em frente, que demonstra uma tendência na especialização em determinadas comunidades específicas. Portanto não é de estranhar que hoje em dia um aluno pesquise a sua bibliografia e material de trabalho na internet, e não nos livros; nem será também "estranho" que o Yahoo e outros motores de pesquisa sigam a tendência do Google.

Por Osiris /Permalink

Telemóveis : November 22, 2004

Em 2005 já será possível fazer o check-in pelo telemóvel
A Siemens e a SITA anunciaram o lançamento de um sistema tecnológico que promete acabar com as longas horas de espera nos aeroportos.

Há boas notícias para os passageiros que detestam estar nas filas dos aeroportos. Graças a um sistema desenvolvido em conjunto pela Siemens e pela Sita, uma empresa tecnológica especializada em transporte aéreo, no início do próximo ano já será possível fazer o check-in através do telemóvel.
A tecnologia desenvolvida pelas duas empresas usa o GPRS dos telemóveis e tecnologia JAVA e vem permitir que os passageiros possam fazer o check in tranquilamente, até a partir do sofá de sua casa, sem passar tanto tempo à espera no aeroporto.
O SITA Mobile Check-in permite ainda verificar os horários dos vôos, escolher o seu lugar no avião e receber informações detalhadas sobre a sua bagagem, através do telefone.
As duas empresas europeias acreditam que este sistema vai também ajudar a aliviar os congestionamentos nos aeroportos.
«O controle de custos e o aumento de opções para os passageiros são actualmente duas exigências da indústria de transporte aéreo e o SITA Mobile Check-in foi criado para as satisfazer», afirmou Francesco Violante, director da SITA, em comunicado.
A primeira companhia aérea a aderir a este serviço foi a brasileira TAM, mas segundo afirmou um porta-voz da Sita, a empresa está já a negociar com outras transportadoras.
Antes de ser lançado, o SITA Mobile Check-in vai ainda ser alvo de alguns testes definitivos, ao longo dos próximos meses.

Por Osiris /Permalink

Quilt Digital : November 19, 2004

Digital Quilt de Daniel Peltz, explora as possibilidades de intimidade dentro de um grande grupo. A instalação é composta por 414 auto-retratos [abstractos] projectados num solo cheio de pó de giz. Uma pequena câmera funciona como sensor, acompanhando as alterações à imagem projectada. Quando alguém pisa no quilt, torna-se parte da imagem; a câmera detecta esta alteração à imagem e envia a informação ao programa, que assim faz a transição de uma camada da quilt para a próxima.

quilt.jpg

Vídeos da instalação

Digital Quilt faz parte de Intimachine, uma exposição que trata de explorar a intimidade através de experiências interactivas mediadas por máquinas.
Ainda, Haptic Opposition.
Digital Quilt faz parte da Art Interactive.

Por Kwame /Permalink

Aula 04 de História : November 19, 2004

Agregação de conteúdos da aula passada de História dos Novos Media.

Por Kwame /Permalink

GEDM - Apresentações 1 : November 17, 2004

Pós-graduação - apresentações de Gestão E.D.M., relativas às primeiras aulas da disciplina (excluindo aula de apresentação):

Download file GEDM_02-041029.ppt
Download file GEDM_03-041105.ppt
Download file GEDM_04a-041112.ppt
Download file GEDM_04b-041112.ppt

Por Nuno /Permalink

SuperComputador IBM é o mais rápido do mundo : November 16, 2004

supercomputer.gif

Computadores
SuperComputador IBM é o mais rápido do mundo
A lista dos 500 supercomputadores mais rápidos foi divulgada esta semana e a IBM conseguiu o primeiro lugar com o Blue Gene/L. Agora, a empresa norte-americana planeia expandir o portfolio de produtos associados a esta "super máquina".

O "Blue Gene/L", da IBM foi apresentado esta semana em Pittsburgh, durante a Conferência sobre Supercomputadores, SC2004. A nova máquina da IBM ficou no primeiro lugar da lista dos 500 supercomputadores. Para além de ter sido apresentada como uma das mais usadas em laboratórios governamentais, a empresa garantiu que vai ser também comercializada para o mercado.

Baseada no eServer, o Blue Gene/L, usa processadores da IBM a mais de 5,7 teraflops por segundo, o que será muito útil no campo científico e de negócios da empresa.


Por Osiris /Permalink

Novo número da Receiver : November 16, 2004

adam_greenfield.jpg

Saíu um novo número da Receiver.

Conteúdo:

Erkki Huhtamo: Hidden histories of mobile media

Tim Clark: Mobile communications and the wireless internet – the Japanese experience

Amparo Lasen: Affective technologies – emotions and mobile phones

Mike Butcher: Rewind -fast forward-play – mobile Napsterisation

Barry Wellman: The mobile-ized society – communication modes and social networks

Drew Hemment: The telephone exchange

Adam Greenfield: Along the fault lines – designing for deception, dishonesty, and other happy facts of human nature

Cory Doctorow: Eastern Standard Tribe –
a story about love, death and cellular telephony

John Chasey: The future of mobile gaming – multiplayer games

Por Kwame /Permalink

Lab Nui : November 15, 2004

shapeofsong.gif

[the shape of song - Martin Wattenberg]

O projecto the shape of song cria a partir de padrões retirados da partitura midi de uma musica a forma gráfica que identifica a ocorrência desses padrões. Os resultados estão longe da implicação emocional da musica pois a partitura não faz mais que registar no tempo a acção destinada aos instrumentos. Mesmo sem existir uma analise dos varios níveis de entendimento de um som, o resultado é impressionante pois com base na fórmula [padrões] , os resultados ganham uma forma supostamente unica face à unidade que a composição representa.


Para os que ainda não instalaram o Proce55ing (versão alpha), podem faze-lo em http://processing.org/download/alpha.html

Links da aula passada:
toxi
base 26 - toxi
unlekker
Amit Pitaru [sonia]


E se Álvaro de Campos [lisbon revisited] utiliza-se o sistema Poetry on the road de Boris Muller para dizer isto:
lr.gif

Por interaction /Permalink

Workshops : November 14, 2004

Os próximos workshops na Pós-graduação serão:

Soundscapes

25 Novembro a 18 de Dezembro 2004.
Sábado 10h 13h / 14h 20h
4 Sessões de 9h
dias 27, 4, 11 e 18
(total = 36h)


Objecto Sonoro.
Gravação de Som.
Tipologia de Microfones.
Sequenciação.
Streaming sound.
Sound Scape.


Bases de Dados
8 Janeiro a 29 de Janeiro 2005.
4 Sessões de 9 Horas
(total = 36h)

MySQL, PHP, Flash.

Criação de objectos digitais baseados na comunicação com bases-de-dados. Análise de problemas que se prendem com a representação da informação proveniente de bases de dados. Construção e integração de motores de pesquisa nos objectos digitais.


Augmented Reality
24, 25 e 26, 27 e 28 de Fevereiro 2005
5 Sessões de 4 horas
(Total = 20h).

A ideia base da Augmented reality é a sobreposição de objectos gráficos e sonoros no nosso ambiente físico em tempo real, mudando de um modo radical a nossa percepção do mundo que nos rodeia.

Por Kwame /Permalink

nogome? : November 14, 2004

Nogome é o nome dado ao grupo de trabalho da Pós-graduação em Webdesign a funcionar na ESTAL [Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa].

Presentemente a Pós-graduação em Webdesign está na sua segunda edição.
Existe para juntar no espaço e no tempo, um conjunto de indivíduos interessados em desenvolver trabalho de investigação nas várias disciplinas que a produção de objectos para a rede compreende. Procuramos novas relações entre a comunidade e a tecnologia, buscamos novas formas de representação de informação, tentamos que o contexto não colapse sempre que interagimos mediados digitalmente.

Horário pós-laboral

5ª Feira das 19 às 23h — História do Design Digital, Lab NUI - Processing + Java.
6ª Feira das 19h às 23h — Sociologia e Gestão Estratégica do Design Multimédia.
Sábado das 10h às 20h — Programação, Instrumentos Metodologias e Objectos, Narrativas Multimédia.

Por Kwame /Permalink

Entrevista com Andre Haddad, ebay : November 14, 2004

Uma entrevista com Andre Haddad, o vide presidente do User Experience & Design group da Ebay. A pessoa que está à frente da experiência de utilizador dos 114 milhões de utilizadores registados. Uma conversa elucidativa.

Por Kwame /Permalink

Agregadores de Conteúdo : November 14, 2004

Agregar conteúdo está na génese da internet. Os motores de pesquisa agregam conteúdo; os blogs são produto de agregação individual... enfim, se o conteúdo não fosse agregado a internet seria uma longa e única página. A agregação de conteúdo tem assim, tudo haver com a escolha.

A proliferação de agregadores de conteúdo em muitas páginas não só tem vindo a alterar o modo como esses mesmos conteúdos são utilizados, muitas vezes retira o conteúdo de contexto de acordo com os desígnios do indivíduo, pois este utiliza conteúdos que não lhe pertencem do modo como bem entende. [Este post é um perfeito exemplo disso].

Outros dos aspectos a ter em conta nesta proliferação de agregadores de conteúdo em páginas como www.kottke.org, tem haver com o declínio da importância dada à homepage [oops, designers gráficos, é com pena sentida que vos informo do facto]. Pois, se eu efectuar uma pesquisa no google, blogdex...etc, tenho como resultado uma página que não tem porque ser a homepage, visto que o que procuro são conteúdos e os conteúdos existem um pouco por toda a estrutura.

content_agregator01.gif

content_agregator02.gif

Joshua Porter escreve o artigo que tomei a liberdade de agregar deste modo.

Por Kwame /Permalink

Graffiti para vídeo : November 14, 2004

Uma animação construída a partir de 1 personagem em stencil * locais diferentes. Mostrado no Design Engaged.

graffiti_2_video.jpg

via de.li.cious/celia

Por Kwame /Permalink

Interiores manipulados : November 14, 2004

White Room, trata-se de um conjunto de imagens resultantes de uma "sessão fotográfica" dentro de um RPG(role playing game). Os registos documentam, como aliás não é surpreendente, um conjunto de desastres premeditados.

sofa1.jpg

Os interiores foram arranjados pelo artista John Paul Bichard baseados no jogo Max Payne 2.

O trabalho de Bichard está na Towner Art Gallery.

Por Kwame /Permalink

Troika e os objectos inteligentes : November 11, 2004

Um grupo de designers e artistas Londrinos chamados Troika têm ideias fabulosas.

Estes têm vindo a desenvolver peças que reflectem o facto de os objectos à nossa volta serem cada vez mais "inteligentes".

troika01.jpg

O Electroprobe permite ao utilizador escutar objectos electrónicos enquanto estes falam e sonham. O aparelho capta a radiação electromagnética dos objectos e amplifica o som. A nova soundscape faz com que o utilizador reavalie a sua periferia electrónica.


troika02.jpg

TV Predator é um aparelho [imagem moldurada] que tem inveja da atenção que a televisão obtem, assim a imagem moldurada ataca a televisão e faz com que esta não funcione de modo normal, mudando os canais, desligando o som, alterando as cores ou a meio da noite colocando o volume a altos berros.

Os fundadores de Troika encontraram-se no Royal College of Arts em Londres onde assistiram a uma palestra de Fiona Raby e leram o livro que esta escreveu com Anthony Dunne "Design Noir: the secret life of electronic objects."

via Josh Rubin

Por Kwame /Permalink

Arte do momento : November 11, 2004

Arte do momento, uma técnica de animação feita em areia & retroprojector. Neste caso conta a história da criação do mundo até aos dias de hoje.

animação

Por Osiris /Permalink

Kim Cascone : November 10, 2004

Kim Cascone, uma figura central no desenvolvimento da música electrónica, estará em Lisboa a convite do grupo de trabalho Atmosferas, para realizar um workshop nos dias 15 e 16 de Novembro.
Trata-se de um workshop que tem como finalidade a criação de uma peça sónica emergente de carácter experimental, utilizando algoritmos genéticos simples...

Para mais informações contactem a Sofia Oliveira no 21 321 30 40.

Por Kwame /Permalink

Labirinto Biométrico : November 10, 2004

fingerprint.jpg

Fingerprint Maze 2004, de Amy Franceschini, David Lu e Michael Swaine, é uma instalação que pretende elevar a consciência em relação às impressões digitais e identidade. Trata-se de uma digitalização da impressão digital que é traduzida para um labirinto 3D que pode ser navegado num ecrã.(...)
Uma aplicação processing captura o vídeo do scanner e salva-a no computador que corre o jogo Fingerprint Maze onde são convertidas em 3D.

Esta instalação está na galeria Pond em São Francisco.

entretanto...

Por Kwame /Permalink

Alunos : November 10, 2004

Alunos 0304

Alunos 0405

Por Kwame /Permalink

Docentes : November 10, 2004

Nuno Correia: www.nunocorreia.com — Docente de GEDM

David Pereira www.davidpereira.com — Docente de IMO e Lab NUI

Rafael Martinez del Pozo www.lajr.net — Docente de Narrativas Multimédia

Inês Pereira Docente de Sociologia

Osiris Roost www.2020multimedia.com — Docente do Lab Flash

Marta Dias www.ernstandedgar.com — Docente de Programação

Kwame Ferreira Docente de História do Design Computacional

Por Kwame /Permalink

Módulo 3D_Ebay Redesign : November 9, 2004

How would one redesign ebay under the premise of 3D functionality?
Here are some proposals by our workgroup 0405.
Papers about these projects are coming soon.


cameira_ebay01.jpg

Mário Cameira

joao_ferreira_ebay.jpg

João Ferreira

bidarra01_ebay.jpg

Pedro B. Silva

silvia_xavier_ebay.jpg

Silvia Xavier

Por Kwame /Permalink

davidpereira.com/ : November 7, 2004

Novo Site de David Pereira, dos seus projectos e dos projectos de outros, filtrados e colocados em contexto.

video_interaction.gif

Por Kwame /Permalink

Cocacola Forma Função : November 6, 2004

Ontem, depois de uma acesa discussão sobre forma função descobri este artigo. Prezo e assim sublinho formas que possuem várias funções. Bem sei que o contexto deste blog é de natureza mais digital, mas aqui fica o registo_

cocacola_fieldjpg.jpg

Camponeses Indianos utilizam a cocacola para controlar as pragas nas culturas. É 10 vezes mais barato do que o pesticida e tem o mesmo efeito.
Sanket Thakur diz: "O que está a acontecer é que as plantas adquirem um complemento extra de hidratos de carbono e acúcar que por sua vez melhora subtancialmente a capacidade imunitária das mesmas, gerando melhores colheitas."

via BBC News.

Por Kwame /Permalink


sobre o nogome_

Ok. O Nogome começou por ser o Blog de uma Pós-graduação em Webdesign. Agora é um espaço que cria, agrega e traduz para Português notícias no contexto dos NOVOS MEDIA (que por acaso já não assim tão novos); Media Tangíveis; Realidade Aumentada; RFID; Mobilidade e as nova relações que catalizamos com e dentro da metrópole; a problemática das interfaces; [re]design; estética que advém da computação; redes sociais articuladas; activismo... e tudo o que se prende com a representação de informação. Se estás a desenvolver um trabalho de investigação, se és docente ou discente e possuis notícias ou projectos que aches relevantes, envia um email para nogome arroba nogome ponto com.



pub
nogome
activismo[6]; arquitectura[10]; arte[29]; bases de dados[2]; corpo[2]; design[18]; Economia[4]; extropecção[5]; Funcionamento da PG[12]; Gestão[68]; hardware[16]; História[20]; Infografia[1]; instalação[11]; Instrumentos, Metodologias e Objectos[55]; interfaces[36]; Introspecção[1]; Jogos[30]; labs[1]; links[16]; Media[17]; metrópole[35]; Mobilidade[35]; Música[22]; Narrativas Multimédia[136]; Netart[14]; nogome[1]; Processing[15]; Programação[18]; PROJECTS[5]; Realidade Aumentada[5]; RFID[8]; sistemas operativos[2]; Sociologia[16]; Usabilidade[9]; verde[2]; vida online[4]; wearable[7]; wired interface[24]; workshops[1];


pub