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o mês num índice mais resumido...

o nogome está em fase de re-estruturação.


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exposição :

Max/MSP/Nato : Narrativas Multimédia

revista Digital :

Férias : extropecção

O design como problema : Narrativas Multimédia

jogos e narrativas : Jogos

A casa escura :

Automatic poetry :

dada PDF :

NetArt no Brasil : Netart

Remote Blogging : Instrumentos, Metodologias e Objectos

Cybergeography, netArt? : Narrativas Multimédia

Graphviz : Narrativas Multimédia

Mais aulas de Narrativas Multimédia : Narrativas Multimédia

Patrícia Gouveia :: JOGOS : Narrativas Multimédia

Jibble Netdraw : Programação

Quando Começamos JAVA? // Sistema Operativo Open source : sistemas operativos

ASR vs design : Usabilidade

Usability Principles : Usabilidade

cimplexcity :

Sofia Oliveira : Narrativas Multimédia

Mudança de horário : Gestão

Exame/Correcção : Gestão

SUCURSAL : Processing

Processing links : Processing

Radio Vox Populi : Narrativas Multimédia

Browsers :

Habermas : Narrativas Multimédia

Inverso : Narrativas Multimédia



Arquivos mensais_

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exposição : March 31, 2004

os espaços (provisórios!) para a exposição

Por Rafael /Permalink

Max/MSP/Nato : March 31, 2004

histo.jpg
[Image by Jeremy Bernstein.]

No fim-de-semana depois das férias, virá á PG um profissional de Max/Msp para vos mostrar as capacidades da ferramenta. No entretanto ficam aqui alguns links para se aproximarem da mesma.

O Max foi desenvolvido no IRCAM por Miller Puckette que depois cedeu o projecto a David Zicarelli. Primeiro através do Opcode Systems e mais recentemente através da Cycling '74, a sua própria companhia.

Foi inicialmente concebido como ferramenta num contexto de música electrónica para controlo de MIDI [ que para queles que não sabem, permite em termos muito sumários, o controlo de vários dispositivos electrónicos, tais como sintetizadores, controladores de luzes...]. Utiliza um paradigma gráfico no qual, vários objectos (representando rotinas de programação) são ligados entre si utilizando cabos [patchcords] virtuais, que indicam o sentido da tranferência de dados. O Max vem com todo o tipo de objectos necessários para conseguir manipular informação MIDI, mover dados numéricos de um lado para o outro ou controlar elementos de um determinado interface.

A Cycling '74 introduziu à alguns anos o MSP, o que permititu adicionar capacidades audio numa mesma arquitectura básica. Com o MSP, o Max tornou-se um sintetizador completamente configurável pelo utilizador, um sampler, um laboratório de som.

[Via Bernstein, J.]

continua aqui, mas em Inglês e pelas palavras do próprio Jeremy Bernstein...


cycling74
IRCAM
Bootsquad o domínio de Jeremy Bernstein.
Steim
Nezvanova
Sirr-ecords.com

Por Kwame /Permalink

revista Digital : March 30, 2004

Há algum Aluno/Professor que gostaria de publicar um ou mais trabalhos realizados na faculdade ou em nome pessoal.

Os trabalhos podem ser das seguintes áreas ( Arte, Foto, Internet, Animação, Análise, Ideias) e têm de vir com imagens e algum texto ou só texto.

Serão publicados numa revista Digital em nome do aluno/professor.

Para tal entre em contacto com:

Patrícia Dias : diaspatricia@netcabo.pt
Osíris Roost : osiris@netcabo.pt

Será uma excelente oportunidade para divulgar o vosso nome no mercado Português

Por Osiris /Permalink

Férias : March 30, 2004

O fim-de-semana de pausa para férias da Páscoa, será o de 9 e 10 de Abril e não o de 16 e 17, como previamente calendarizado. Note-se ainda que este post cai na categoria Extrospecção.

Por Kwame /Permalink

O design como problema : March 30, 2004

O design como problema - Ensaio de José A. Bragança de Miranda publicado na revista on line de arte cultura e tecnologia interact editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL).

Por salif /Permalink

jogos e narrativas : March 27, 2004

vejam este joguinho... está bem fixe, a combinação da narrativa, o enigma, a ilustração, a jogabilidade...muito simples, imaginativo, uma pérola do Leste...

Por Bootz /Permalink

A casa escura : March 25, 2004

Este link é para a Rita Sequeira, achei interessante como experiência interactiva.Talvez seja interessante a ideia para o desenvolvimento do teu projecto.

Casa Escura
http://sites.uol.com.br/jsnunes/casaescura
Autor: Fabio Oliveira
Site onde não existe qualquer referencial visual. O internauta depara-se com um imenso vazio, uma escuridão imersa na rede, onde o único caminho é seguir os várias vozes e sons que se encontram ocultos na tela.

Por /Permalink

Automatic poetry : March 24, 2004

Hisar Maruli Manurung desenvolveu a sua tese (ainda não consegui ler com a atenção devida) que toca varios projectos da Pós-graduação em particular o do Salif.

Por interaction /Permalink

dada PDF : March 22, 2004

um PDF de DADA.

Por Rafael /Permalink

NetArt no Brasil : March 21, 2004

NetArt no Brasil." Uma compilação de Fábio Nunes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Por Kwame /Permalink

Remote Blogging : March 20, 2004

+ links para o Vasco. Remote blogging, photo blogging.

Kablog
Azure
Blogplanet

Por Kwame /Permalink

Cybergeography, netArt? : March 20, 2004

Cybergeography.org -- Compilação de projectos que possuem em comum a necessidade de representação da informação no espaço e no tempo. As metáforas são recorrentes, mapas, redes, catálogos... não se excluindo contudo. O modo como a informação é estruturada e apresentada tem sempre que ver, entre outras coisas, com uma tomada de posição da parte do observador. Assim para o mesmo objecto multiplicado no espaço, existem diferentes modos de visualização. Uma rede de bloggers pode ser cartografada utilizando a metáfora modernista da estética que contaminou a cartografia do metro.
Um texto que conhecemos numa folha, escrito num sentido(...) pode ser transformado e filtrado por um sistema que lhe confere não só uma nova forma, mas um novo significado.[Salif]
A força de um sinal, neste caso, WLAN (Wireless Local Area Network) é formalizada através de um decalque sobre fotografias aéreas, talvez um projecto menos interessante, mas útil em função, para qualquer utilizador daquela rede.
Alguns destes projectos, por possuirem uma natureza transversal, isto é, intersectando várias áreas(...hmm) não sei até que ponto é que a netArt é uma das áreas intersectadas ou um fim em si mesmo. Difícil categorizar, depende do projecto.(...)
Por vezes os objectos criados com uma intenção de visualização de informação acabam por adquirir contornos de netArt. Tomem como exemplo o trabalho de Lisa Jevbratt. Qual a função dos seus objectos, criados por crawlers? Função híbrida. Software criado para produzir visualização de informação. Mas uma visualização codificada, filtrada pelo imaginário intencional de Lisa. A escala do seu trabalho não me parece humana; é sublime e como todas as realidades sublimes, sentimos ameaça, desconforto... Sentimento não varia com o tamanho do ecrã.(...)
Não sei até que ponto é que a netArt não é também uma questão de posição[de conhecimento] do oservador. Será grotesco porque desconheço a sua natureza. É por certo belo[verdadeiro] quando sei como é feito. Torna-se sublime talvez quando o engenheiro se confunde com o artista...


Borner Figures visualização de domínios de conhecimento.

Universidade de Indiana -- + visualização de domínios de conhecimento.

http://ella.slis.indiana.edu/%7Ekaty/gallery/ - Visualização de MUDs

Por Kwame /Permalink

Graphviz : March 20, 2004

Os laboratórios AT&T desenvolveram uma ferramenta que utilizo frequentemente. Graphviz cria gráficos a partir de texto. Enfatizo mais uma vez a necessidade de visualização das estruturas subjacentes, e muitas vezes inerentes, a qualquer projecto mulimédia. Aconselho ainda, vivamente, os papers associados ao projecto.

Por Kwame /Permalink

Mais aulas de Narrativas Multimédia : March 17, 2004

Eu gostaria que as aulas de narrativas tivessem mais do que 3 horas, e tu?
Com estes encontros então, acho urgente ter mais tempo para explorarmos os nossos conhecimentos e o dos outros que se entendem como nós.

Por interaction /Permalink

Patrícia Gouveia :: JOGOS : March 17, 2004

Este sábado, e continuando o nosso ciclo de multílogos, Patrícia Gouveia estará presente em Narrativas Multimédia, para nos falar de JOGOS, aplicações interactivas para exposições... projectos. Compareçam.

Por Kwame /Permalink

Jibble Netdraw : March 17, 2004

Netdraw para o Vasco.
+
Sketcher 2.; Sketcher 3.; Sketcher 4.; Sketcher 5.

Por Kwame /Permalink

Quando Começamos JAVA? // Sistema Operativo Open source : March 16, 2004

A sun está a produzir isto.

Por interaction /Permalink

ASR vs design : March 15, 2004

Como se relacionam uma atitude socialmente responsável e a actividade de um designer profissional?
Andy Budd descreve-nos muito bem a que níveis uma atitude deste tipo pode trazer benefícios comerciais ao nível da Web:
The Business Case for Web Accessibility"
Numa entrevista à Creative Review, Milton Glaser, designer gráfico nova iorquino, faz também referência a este tema dentro de uma perspectiva diferente: entrevista (pdf)

Por Joao01 /Permalink

Usability Principles : March 15, 2004

"10 Usability Principles to Guide you Through the Web Design Maze"
Quero destacar o ponto 3. Jeff Lash tem uma visão diferente, distingue AI de Usabilidade e diz como se relacionam, aqui:
"Information Architecture is not Usability"

Mais info acerca de AI:
"The myth of User-Centered Information Architecture"

Por Joao01 /Permalink

cimplexcity : March 14, 2004

Olhei para as imagens do Vasco(especialmente a 1ª) e digo isto.

Por interaction /Permalink

Sofia Oliveira : March 11, 2004

No sábado convidei para se juntar a nós, por umas horas que seja, a Sofia Oliveira da Atmosferas.net para nos falar do seu percurso como indíviduo desde muito cedo explorador das potencialidades da narrativa interactiva. Como narrativa interactiva entenda-se uma peça que assenta sobre um estrutura hiperligada, baseada em constrangimentos protocolares electrónicos, que transfere para o utilizador o controlo do tempo de fruição e do tempo de pausa, fazendo com que a jornada se torne a própria descoberta, distinta dos demais utilizadores [espectadores] ou não; não linear à partida(...)
Agradecia que dessem uma vista de olhos atentos à Gas Station no atmosferas.net para que o multílogo de sábado se torne deveras recompensador para todas as partes.

Por Kwame /Permalink

Mudança de horário : March 8, 2004

Como já referi na aula de 6/3/2004, as aulas de Gestão Estratégica do Design Multimédia passam a ter lugar às sextas-feiras, pelas 21 horas, a começar na próxima sexta-feira dia 12/3/2004.

Por Nuno /Permalink

Exame/Correcção : March 8, 2004

Como combinado, aqui fica um ficheiro com os meus tópicos de correcção do exame de Gestão Estratégica do Design Multimédia de 14/2/2004, juntamente com um outro ficheiro com o respectivo enunciado.

Download file GEDM_15-040214(exame).doc
Download file GEDM_16-040306(correc).doc

Por Nuno /Permalink

SUCURSAL : March 6, 2004

Aaaatttchhimmmmmm.....
gostava de sair de casa para ir à Pós-Graduação mas...aa.aaa.aaa...aaA Aaaatttchhimmmmmm.....
não posso.

falando sobre o laboratório supremo da exploração:A SUCURSAL: esta poderia ser um playground colectivo open-source das nossas experiências com o proce55ing, que servisse para divulgar e mostrar o nosso trabalho e o software a quem não conhece.Dos sites que conheço, poucos falam desta ferramenta para além da linguagem gráfica, ou seja, poucos são os exemplos da utilidade funcional e práctica para o dia-a-dia.
Acho que ao nível geral ainda se está a descobrir aquilo que a maioria das plataformas java ignorava, os gráficos e a animação, o que não dá tempo para se pensar na interactividade enquanto mediação e experiência mas somente enquanto experiência reactiva ou controladora a que este software abre o horizonte de possibilidades(ScreenX,ScreenY,ScreenZ).

Uma SUCURSAL como a nossa necessita de dinamização, proponho que certas experiências sejam feitas de modo organizado, com uma temática(ex: navegação, video, desenho).

Kwame, acho que não falta nada na tua lista de lnks, mas já temos muita coisa para ver e analisar.

Por interaction /Permalink

Processing links : March 5, 2004

Ok. Aqui estão alguns links de processign. Ainda tenho que especificar aqueles que possuem tutoriais... categorizar, talvez alfabetizar. Agradeço contribuições, não em forma de comment, mas neste mesmo post.
Este fim de semana falamos sobre a nossa sucursal de Proce55ing.

Proce55ing links+:


Por Kwame /Permalink

Radio Vox Populi : March 5, 2004

Cameron Marlow criou radiovoxpopuli.org


Alice inverso

Radio Vox Populi é um projecto do Media Lab Europe.

O Projecto do Salif não utliza robots na fase da colheita, sendo esta fornecida conscientemente pelos participantes, adia assim o processo mecânico para a fase de tradução de um código linguístico para outro visual.

Por Kwame /Permalink

Browsers : March 3, 2004

Todos os browsers são diferentes a vários níveis, uma das diferenças está no modo como interpretam o código do site, sendo comum a ocorrência de desfazamentos a nível gráfico quando mudamos de browser.


Por Joao01 /Permalink

Habermas : March 3, 2004

A propósito de instrumentos e diálogos na medida do inverso.

Qual a situação discursiva ideal?
A teoria de Habermas baseia-se na ideia em que conseguir conhecimento está enraízado numa relação sujeito-sujeito, isto é, a relação entre indivíduos, ao invés da descrição racional ser colocada nos termos [relação] sujeito-objecto. Habermas explica: "O objectivo da investigação muda de racionalidade cognitivo-instrumental para uma racionalidade comunicativa. E o que é paradigmático para a última, não é a relação de um sujeito solitário com algo pertencente ao mundo objectivo que pode ser representado e manipulado, mas sim a relação inter-subjectiva que sujeitos falantes e actuantes despoletam quando chegam a um acordo mútuo sobre o que quer que seja." (Habermas, Theory of communicative action I: 392).


Por Kwame /Permalink

Inverso : March 3, 2004

Alice inverso
[Imagem de Vasco*Proce55ing]

Uma capa que precisa de música. Porque não começar um álbum pela capa. Quem quer arriscar?


Por Kwame /Permalink

Simulação - ficção - realidade : March 2, 2004

Em Metropolis o dono da cidade utiliza uma máquina, suportada pela classe trabalhadora(que trabalham como máquinas), para dar vida à cidade.
Neste filme Lang profetizou e muito bem o processador enquanto unidade central de controlo e tratamento de tarefas, mas adicionou corrosivamente o trabalho escravo para assegurar o equilibrio da cidade.

Máquina = instrumentos+humanos

30 anos mais tarde, Alan turing trabalhou na segunda guerra mundial na transmissão e encriptação de dados fazendo dele um elemento da classe trabalhadora evoluida.
Turing encontrou similitudes entre homem e máquina criou os testes de turing para demarcar o que é humano do que é máquina.

Máquina + instrumentos = humanos ?

hoje em dia e como já foi abordado nas aulas de narrativas existem possibilidades de integração, e algumas experiências foram feitas inclusivé em Portugal, entre circuitos inorgânicos e o corpo humano(implantação de chips)
Espero que, como o dono da cidade de Metropolis que viu a cidade suportada pelas máquinas ser inundada, não se perca a razão pela qual estamos a fazer web design.

interacção = instrumento + homem + máquina.


Por interaction /Permalink


sobre o nogome_

Ok. O Nogome começou por ser o Blog de uma Pós-graduação em Webdesign. Agora é um espaço que cria, agrega e traduz para Português notícias no contexto dos NOVOS MEDIA (que por acaso já não assim tão novos); Media Tangíveis; Realidade Aumentada; RFID; Mobilidade e as nova relações que catalizamos com e dentro da metrópole; a problemática das interfaces; [re]design; estética que advém da computação; redes sociais articuladas; activismo... e tudo o que se prende com a representação de informação. Se estás a desenvolver um trabalho de investigação, se és docente ou discente e possuis notícias ou projectos que aches relevantes, envia um email para nogome arroba nogome ponto com.



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